A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho estomatognático (aparelho mastigatório) e estruturas cranio faciais associadas.
A Cirurgia Bucomaxilofacial tem como sua área de competência, segundo a Resolução CFO 185/93, no Art. 42:
- Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes dentários;
- Biópsias;
- Remoção de dentes inclusos;
- Cirurgias com finalidade protética;
- Cirurgia com finalidade ortodôntica;
- Cirurgia ortognática;
- Tratamento cirúrgico de cistos dos maxilares;
- Tumores benignos maxilofaciais;
- Afecções radiculares (cirurgias periapicais);
- Doenças de glândulas salivares;
- Doenças nas articulações temporomandibulares (ATM);
- Traumatismos faciais;
- Malformações congênitas ou adquiridas.
O cirurgião bucomaxilofacial pode executar suas cirurgias tanto em ambiente ambulatorial (consultório) como em hospital, podendo utilizar anestesia geral. A decisão sobre qual ambiente a ser utilizado vai depender do nível de complexidade da cirurgia, ansiedade do paciente e do quadro geral e mental do paciente.
Em geral, são exercidas cirurgias odontológicas especializadas, sob anestesia local, para, por exemplo, extração de dentes inclusos, implantes dentários, remoção de pequenos tumores benignos, cistos, cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.
As cirurgias de maior porte que são realizadas sob anestesia geral são, por exemplo, as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognática e reconstruções dos ossos maxilares. Outros casos que, muitas vezes, requerem ambiente hospitalar, são pequenos procedimentos em pacientes comprometidos sistemicamente ou neurologicamente.
Atualmente, as cirurgias para correção de deformidades faciais estão em evidência nas mídias, e são objeto de grande procura de informação. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como câncer, traumas severos, distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes, e alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.
A cirurgia para correção destas deformidades se chama Cirurgia Ortognática e é executada pelo cirurgião bucomaxilofacial. Esse tipo de cirurgia muitas vezes necessita do auxílio de outra especialidade odontológica, o ortodontista, que irá reposicionar os dentes para que a cirurgia ortognática tenha estabilidade pós-operatória a longo prazo.
O cirurgião bucomaxilofacial tem papel importante, também, no manejo cirúrgico dos pacientes com SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono). São pacientes com anormalidades anatômicas que contribuem para o estreitamento ou obstrução do espaço aéreo faríngeo durante o sono e podem ser beneficiados com Cirurgia Ortognática para normalizar os tecidos moles e duros da face e consequentemente os músculos faríngeos.
Na Clínica Atennuar, você encontra esse profissional para ajudá-lo a alcançar uma vida plena.