Cirurgia Bucomaxilofacial
Apicectomia
Apneia do Sono
O tratamento inclui alterações no estilo de vida como, abolição do uso de álcool, tranquilizantes e hipnóticos, que juntamente com a perda de peso são eficazes para a melhora nos sintomas da apneia. Dispositivos bucais para melhorar a respiração ou que façam pressão positiva contínua de oxigênio também auxiliam no tratamento. Entretanto, algumas vezes, tratamentos cirúrgicos devem ser levados em consideração, como a remoção de pólipos nasais, correção de desvio de septo nasal, adenoidectomia, tonsilectomia e osteotomia para avanço dos maxilares, permitindo assim maior passagem de ar pelas vias aéreas. Sendo esta última, uma modalidade cirúrgica com altos níveis de sucesso realizada pelo cirurgião bucomaxilofacial.
Cirurgia Ortognática
- Dificuldade de mastigação;
- Problemas de fala;
- Dor maxilomandibular crônica;
- Apinhamento dentário excessivo;
- Dificuldade de abertura bucal;
- Mordida aberta;
- Falta de balanceamento da aparência facial;
- Injúrias faciais ou defeitos congênitos;
- Mento (queixo) retraído (insuficiente);
- Apneia do sono.
É importante entender que o tratamento pode incluir ortodontia antes e após a cirurgia ortognática, podendo levar alguns meses para finalização ortodôntica. O paciente deve estar preparado para um tratamento longo para colher os benefícios dessa cirurgia.
Disfunção de ATM
A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pela movimentação da mandíbula. Uma disfunção da ATM (DTM) pode provocar estalos, travamento e até deslocamento da região. Além disso, a DTM pode desencadear dor de cabeça, dor de ouvido e da face, inchaço local e zumbidos.
O profissional capacitado para tratar a DTM é o cirurgião bucomaxilofacial. Na Clínica Atennuar, você encontra tratamento para DTM e outras dores craniofaciais.
Enxertos Maxilares
Com o advento da implantodontia e a busca por tratamentos de excelência, a reparação de estruturas bucais comprometidas está cada vez mais indicada. Sendo assim, antes de instalar implantes dentários deve-se restabelecer tecidos de suporte e proteção para o implante, como osso e gengiva.
Uma das cirurgias mais realizadas é o enxerto ósseo. O procedimento tem como objetivo aumentar a quantidade de osso para permitir a colocação de implantes dentários apropriados para aquela região. Atualmente, com o advento de técnicas mais seguras e menos invasivas, os enxertos ósseos estão sendo realizados com melhores pós-operatórios.
Odontologia Preventiva
A odontologia preventiva deve começar desde os primeiros anos de idade, para que a criança já entenda a importância do cuidado com os dentes e apresente sempre uma boca saudável. Nunca se esqueça de que a saúde começa pela boca.
Tracionamento Dentário
Facetas e Lentes de Contato
Lentes de contato são facetas de resina ou porcelana, com espessura entre 0,4 a 1 mm, que são aplicadas sobre os dentes deixando-os alinhados e bem ajustados, levando a um sorriso harmônico.
As lentes são produzidas especificamente para cada paciente. Para isso, é utilizada a tecnologia CAD/CAM, lançando mão de escâneres e de impressoras 3D. Elas podem durar mais de 10 anos, mas esta durabilidade depende de manutenções periódicas feitas por um dentista especializado, assim como os dentes naturais precisam de acompanhamento periódico.
Reabilitação Oral
Consiste em uma equipe multidisciplinar que trabalha unida a fim de estabelecer a saúde bucal e estética do paciente. Compreende todas as áreas da odontologia envolvendo diversos profissionais a fim de estabelecer um planejamento criterioso e personalizado, baseado em exames de imagem, ensaios de laboratório e programas de reprodução digital, tudo isso para encontrar a melhor solução para cada paciente.
Pacientes Onco-Hematológicos
Cuidados bucais podem evitar muitos problemas em pacientes submetidos à quimioterapia, radioterapia ou que estão se recuperando de um transplante de medula óssea. As principais manifestações orais destes tratamentos são:
- Mucosite oral: feridas na mucosa da cavidade oral que causam dor e desconforto e que levam, muitas vezes, a quadros de desnutrição e desidratação por causa das dificuldades em engolir líquidos ou alimentos.
- Xerostomia: a secura excessiva da boca que pode levar a problemas gengivais ou de cáries nos dentes.
- Cárie de radiação: por causa da baixa produção de saliva e de má higiene bucal, as cáries podem surgir e, consequentemente, a necessidade de tratamentos cirúrgicos como extrações dentárias, muitas vezes contraindicadas durante a quimioterapia e após a radioterapia.
- Infecções oportunistas: durantes estes tratamentos a imunidade do paciente diminui bastante, o que pode levar a infecções oportunistas.
- Sangramento bucal: como as células de defesa, as células da coagulação sanguínea são também afetadas durante a quimioterapia, aumentando as chances de sangramento, inclusive bucal.
Osteonecrose dos Maxilares
A osteorradionecrose dos maxilares é uma complicação oral tardia da radioterapia da cabeça e pescoço. Pode ter consequências graves que variam desde dor severa, fístulas e fraturas patológicas. Consiste em uma necrose isquêmica induzida pela radiação local, onde há evidência de imagem e geralmente clínica de necrose óssea por mais de três meses e na ausência local de neoplasia.
Cirurgião bucomaxilofacial da Clínica Atennuar
![dr-george-pagina-interna-2-1024x592](https://atennuar.com.br/wp-content/uploads/2022/07/dr-george-pagina-interna-2-1024x592-1.png)