A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo aos dedos. Alguns fatores como idade, obesidade e uso de calçados inadequados podem aumentar as chances de desenvolver o problema. Entenda os sintomas e tratamentos disponíveis e saiba como se prevenir da fascite plantar.
Quais as causas e sintomas?
Alguns fatores podem aumentar as chances de tensão ou sobrecarga da fáscia plantar. Eles incluem:
- Idade acima dos 40 anos;
- Pés com anormalidades, como o pé chato;
- Alguns tipos de exercícios físicos, como corrida de longa data;
- Obesidade;
- Calçados inadequados, que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé; como por exemplo as rasteirinhas.
Os pacientes com fascite plantar podem sentir dor, rigidez e queimação na sola dos pés. Essa dor tende a ser pior em algumas situações específicas, como:
- Pela manhã, ao dar os primeiros passos;
- Após ficar em pé por muito tempo;
- Ao subir escadas;
- Após atividades físicas intensas.
Fascite plantar X Esporão de calcâneo
Embora sejam amplamente confundidas, estas são patologias distintas mas desencadeadas por lesões semelhantes: microtraumas, inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de Aquiles.
No caso do esporão de calcâneo, surgem depósitos de cálcio no calcâneo, levando a formação de proeminências ósseas, que lembram as esporas dos pés de galos. Enquanto na fascite plantar, ocorre inflamação ou degeneração na membrana que recobre a musculatura da sola dos pés — a fáscia plantar.
Terapia de ondas de choque no tratamento da fascite plantar
A terapia de ondas de choque é um tratamento eficaz e não invasivo no tratamento da dor da fascite plantar. O procedimento reduz a inflamação, acelera a cicatrização e regeneração da fáscia plantar.
Nos casos em que não houve melhora com medicações anti-inflamatórias, fisioterapia, uso de palmilhas e exercícios, a terapia de ondas de choque representa uma opção eficaz, segura e promissora no controle da dor.
Como prevenir?
A mudança de hábitos e a eliminação de fatores de risco modificáveis pode ajudar a prevenir a fascite plantar. Desta forma:
- Evite o ganho de peso, a obesidade gera sobrecarga sobre a estrutura do pé;
- Realize alongamentos antes e/ou depois de praticar atividade física;
- Não ande descalço em superfícies muito rígidas, nem caminhe na ponta dos pés;
- Escolha calçados que possuem o amortecimento necessário para a absorção do impacto e garantem apoio à curvatura do pé;
- Reserve os calçados com saltos altos para ocasiões especiais, no dia a dia, opte por sapatos com saltos mais baixos, que não tenham a sola muito fina ou muito gasta.
Tratamento para fascite plantar em Taguatinga
A Clínica Atennuar realiza um atendimento acolhedor com foco no alívio da dor crônica, em Taguatinga. Na Atennuar, você conta com especialistas qualificados e experientes em Neurocirurgia, Medicina da Dor e Cirurgia Bucomaxilofacial para tratar disfunções, distúrbios e problemas que possam comprometer sua qualidade de vida, como a fascite plantar.