Neurocirurgia e Medicina da Dor
Tratamentos intervencionistas
Aqui, na Clínica Atennuar, após uma avaliação minuciosa, definimos o plano de tratamento.
Conheça algumas das possibilidades oferecidas pela medicina intervencionista da dor:
Bloqueios e Infiltrações Guiadas com Ultrassom
Os bloqueios podem ser diagnósticos ou terapêuticos, e indicados em diversas condições, como nas cefaleias, tendinites, artrose, neuropatias etc.
Toxina Botulínica
A aplicação de Toxina Botulínica bloqueia sistemas elétricos nervosos, sendo usada em diversas condições clínicas. Ao ser aplicada no músculo, leva à redução da contração muscular, resultando em relaxamento da musculatura. Bloqueia também as terminações nervosas envolvidas na transmissão da dor.
Indicada principalmente nas distonias, que são contraturas dolorosas em determinado grupo muscular, na enxaqueca crônica e em alguns casos de dor neuropática.
Laserterapia
A terapia a laser de baixa intensidade baseia-se no tratamento por meio da luz, que penetra na pele e atinge receptores específicos, estimulando uma resposta biológica para cada tipo de lesão ou sintomas.
Essa resposta favorece a regeneração tecidual e a redução da dor e da inflamação. Indicada em dores musculares, DTM, cefaleias e dores neuropáticas.
Terapia por Ondas de Choque
Radiofrequência
A Radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva moderna e segura, utilizada em diferentes tipos de dores. Funciona basicamente através de uma corrente elétrica que é produzida por um aparelho chamado “gerador de Radiofrequência”. A onda é transmitida através de um cabo até um eletrodo colocado dentro de uma agulha, posicionada através da pele do paciente.
-Radiofrequência pulsada
-Radiofrequência refrigerada
Técnicas de Neuromodulação Cerebral Não Invasivas e Invasivas
“Neuromodulação” significa a capacidade do sistema nervoso de modular-se, ou seja, modificar-se em resposta a estímulos externos. As técnicas de neuromodulação envolvem estimulação elétrica, magnética ou administração de medicações aplicadas diretamente em estruturas do sistema nervoso com objetivo terapêutico. Quando invasivas, envolvem a implantação de eletrodos, marcapassos ou bombas para infusão de medicamentos diretamente no sistema nervoso, visando a modulação elétrica ou química.
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação cerebral não invasiva que consiste na aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça, capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral. A ETCC pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral, dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça. A técnica tem se mostrado promissora no tratamento da dor crônica, depressão, fibromialgia, dentre outras.
Bloqueio Simpático Venoso
Neurocirurgiã especialista em Dor da Clínica Atennuar
![dra-veronia](https://atennuar.com.br/wp-content/uploads/2022/09/dra-veronia.png)